(31) 3972-9452 / (31) 9 9124-8598

Software jurídico gratuito ou software jurídico pago: qual a melhor opção? A dúvida é muito comum entre os advogados. E isso não é exclusividade dos iniciantes. Até os profissionais mais experientes têm dúvidas quando decidem apostar na automação jurídica.

Um software jurídico completo é uma excelente ferramenta para a gestão do seu escritório de advocacia e o atendimento ao cliente. Ou seja, um ótimo aliado para quem deseja crescer na Advocacia.

Entretanto, no momento de definir qual software usar, o preço ainda é um fator extremamente decisivo. Para quem está começando agora fica aquela dúvida: contratar um software jurídico é um gasto ou investimento? O software jurídico gratuito é uma boa opção?

Para ajudá-lo nessa escolha, vamos abordar 5 pontos importantes na hora de contratar um software jurídico. Você vai descobrir também como a ferramenta é essencial para a sua rotina como advogado.

O que levar em conta na hora de escolher um software jurídico gratuito?

Valor é diferente de preço

Qualquer investimento, sobretudo em sua fase inicial, precisa de planejamento estratégico. Já até falamos sobre como criar o plano de negócios do seu escritório de advocacia, lembra?

É importante que fique claro que preço e valor são coisas diferentes. Você pode até economizar com alguns objetos, práticas e ferramentas. Tem coisas, entretanto, que agregam valor ao seu negócio. E isso é um argumento que deve ser levado em conta na hora de escolher o software jurídico para seu escritório de advocacia.

Compare as vantagens e as desvantagens do software gratuito e do software jurídico pago. Por exemplo, existem alguns programas para advogados que são gratuitos por tempo limitado, entre 1 e 3 anos. Outros são grátis para uso restrito de funções mais básicas.

Se o seu escritório já está consolidado no mercado, talvez o software gratuito não seja a melhor opção. Inclusive, o tempo que você vai demorar para implementar e usar a ferramenta pode nem compensar o baixo investimento.

O mesmo vale para escritórios iniciantes e advogados autônomos. Se você crescer rapidamente, é muito provável que tenha que pagar por uma ferramenta com mais recursos. Aliás, o software jurídico pode, inclusive, contribuir para o crescimento do seu escritório de advocacia e/ou carreira jurídica. Já pensou nisso? Ainda não? Que tal ler este artigo?

O sucesso do seu escritório de advocacia

O software jurídico que você escolher deve ser compatível com o que você deseja para o futuro do seu negócio. Você já começa assim de uma forma mais estruturada e segura. E certamente sobrará mais tempo livre para você dedicar às estratégias de crescimento e ao atendimento de qualidade ao cliente.

O software para advogados otimiza tarefas burocráticas. Ele ajuda a organizar a rotina, define responsáveis e prazos por cada um dos processos. Ou seja: você vai ter muito mais tempo livre para se dedicar ao que realmente importa.

Por isso, o preço não deve ser seu único critério de escolha. Pense no futuro do seu negócio, e o quanto uma escolha mal feita pode acabar comprometendo de forma negativa o seu escritório advocacia.

Além disso, trocar o software gratuito por um pago também gera alguns transtornos. Será preciso cadastrar todos os dados novamente ou fazer a migração do conteúdo. E você e sua equipe terão de passar por um novo processo de aprendizagem.

O iProcessum é um software pago, mas super simples de usar e que se adequa facilmente à realidade do seu escritório de advocacia. O cadastro de processos é automático, ele integra com o Google Agenda, controla prazos, importa publicações e é possível adicionar novos usuários sempre que preciso. Isso tudo sem contar nas vantagens financeiras de contratar o Plano Anual.

A qualidade do atendimento / suporte

Qualquer recurso tecnológico está sujeito a problemas. Com o software jurídico, seja ele gratuito ou pago, não é diferente. E você vai precisar de atendimento para solucionar seus questionamentos. Ou mesmo para aprender sobre as novas funcionalidades. Contar com uma boa assistência, nessas horas, faz toda diferença.

Por isso, não escolha um sistema para advogados sem antes avaliar a qualidade do atendimento. E isso você vai conseguir fazer logo no momento em que decidir testar ou contratar o software jurídico.

Ao testar grátis o iProcessum, aproveite para tirar todas as suas dúvidas com a nossa equipe.

Construa um relacionamento forte com o seu cliente

Construir um relacionamento saudável com o cliente é essencial para todos os advogados em qualquer fase da carreira. E o software jurídico é um grande aliado na hora de investir no marketing de relacionamento. A ferramenta concede mais credibilidade ao seu escritório, além de profissionalizar o atendimento.

Por isso, na hora de escolher o sistema para organizar sua rotina, certifique-se de como ele pode ajudar no relacionamento com o seu cliente. O iProcessum, por exemplo, envia notificações automáticas para o seu cliente sempre que houver uma atualização em seu processo. Assim, você ajuda a conter a ansiedade dele. Basta ligar para saber se ele compreendeu tudo ou ficou com alguma dúvida.

Não escolha um software jurídico sem experimentar

Mesmo que o software jurídico gratuito seja a opção mais viável para o seu momento atual, experimente a ferramenta antes de contratá-la.

Caso você escolha uma opção paga, os melhores programas para advogados oferecem um período de uso gratuito.

Neste momento, você deve utilizar as funcionalidades que mais atendem às suas necessidades. Aproveite para tirar suas dúvidas, cadastrar processos, agendar compromissos, e delegar atividades.

Simular um cenário próximo da realidade vai ajudar você a conhecer o sistema de verdade. Assim, a avaliação da proposta será muito mais assertiva.

Lembre-se de avaliar também a usabilidade do sistema. É intuitivo? Fácil de usar? Você consegue se ver usando o software no seu dia-a-dia? Você conseguiria ensinar seus funcionários a usar a ferramenta?

O iProcessum foi desenvolvido para você. Cada funcionalidade e interação do sistema foram construídas para facilitar a sua rotina.

Conclusão

Na hora de escolher entre o software jurídico gratuito e o pago, tente pensar a longo prazo. Uma ferramenta completa pode ser um investimento que dá retorno! É só saber escolher. Afinal de contas, entre outras funcionalidades, o programa jurídico aumenta a produtividade individual e da sua equipe e ainda automatiza atividades repetitivas.

Na hora de contratar novas ferramentas, invista naqueles que vão contribuir estrategicamente para seu negócio crescer ainda mais. E conte sempre com o iProcessum. Nossa equipe está disponível para atendê-lo.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami